Os doze signos do zodíaco são classificados nos quatro elementos: fogo, ar, terra e água. E esses dão base à forma que compreendemos e agimos para criar a nossa realidade.
Os elementos fogo e ar representam a energia masculina (Yang), energias de expansão, atividade, movimento, que se espalham por onde adentram. Já os elementos terra e água representam a energia feminina (Yin), energias mais concentradas, submetidas à lei da gravidade e inércia.
O fogo está associado à autenticidade, entusiasmo, paixão, liderança, decisão, autoconfiança, força de vontade. Já em desequilíbrio, a energia do fogo pode levar à intolerância, impaciência, autoritarismo, egoísmo.
O elemento ar está ligado às ideias, à razão, ao pensamento, à lógica, à comunicação, socialização. Em desequilíbrio, os signos de ar podem ficar demasiadamente presos às suas ideias e teorias e ao seu mundo mental, sem levá-las à prática.
A terra representa a conexão com o mundo material, com a realidade física. Está associada à praticidade, objetividade, paciência, disciplina, senso de realização e concretude. Em desequilíbrio, a energia de terra pode levar a um excesso de ceticismo, o que tende a refrear sua capacidade de imaginação e abstração.
Por fim, a água está relacionada aos sentimentos e à sensibilidade psíquica, bem como ao altruísmo, empatia, compaixão, benevolência. O elemento água ganha segurança a partir de uma lenta, porém profunda, conexão com os anseios da alma. Entretanto, em desequilíbrio, pode levar ao vitimismo, carência, fantasia, medos.
Para cada elemento, na Astrologia, há três signos, que manifestam de formas diferentes (de acordo com os ritmos) as energias de cada elemento. Sendo assim, é importante que se conheça a natureza dos elementos, pois são base para a compreensão dos signos.
תגובות